Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

TransmediaWeek Brasilia: Culture, Communication and Technology

October 28, 2015 @ 7:00 pm - 10:00 pm

| Free

 

TRANSMEDIA WEEK BRASÍLIA promove encontro da Cultura, Comunicação e Tecnologia da cidade, colocando a capital no circuito do projeto que acontece em 10 países.

Dia: 28 de outubro (quarta)

Hora: De 19h às 22h

Local: Co-Piloto

Endereço: SCLS 306, bloco A, lojas 30-34

Aberto ao público, entrada franca

 

Apresentação de projetos + bate-papo:

* Ana Arruda – Festival Curta Brasília e InterAnima: cinema, tecnologia e interatividade

* Fabrício Ofuji - Games e Comunicação: Desvendando o Potencial Midiático dos Jogos Digitais

* Filipe Gontijo - Brasília 360: realidade aumentada, experiência imersiva

* Gabriela Bilá - Teleport City + Novo Guia de Brasília: entre o real e o virtual

O movimento TransmediaWeek começa na próxima segunda-feira, 26/10, em várias cidades no mundo todo, 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Itália, México, Reino Unido e Uruguai), e no Brasil já temos pelo menos 15 eventos, em 5 estados, todos gratuitos.

E Brasília fará parte do circuito, tendo sua primeira edição no dia 28 de outubro, de 19h às 22h, no Co-Piloto (espaço de co-working), com entrada franca. O evento se caracteriza como um primeira reunião aberta em Brasília, com o intuito de promover encontros entre profissionais da Comunicação, Cultura, Tecnologia, Economia Criativa e todos curiosos e interessados que buscam aprimorar conhecimento e experiência em seus campos de atuação e entender melhor sobre o conceito de Transmídia.

Transmidia em breves palavras: engajamento de público em diversas plataformas e linguagens.

Esse primeiro encontro na capital fará parte da rede nacional e internacional da Transmedia Week, projeto originalmente realizado em Barcelona, idealizado pelo Carlos Scolari. A realização é da Era Transmidia, com sede em SP e colaboradores em todo o país. “Acreditamos que estamos em uma nova Era.Uma Era em que as pessoas estão empoderadas para curtir, interagir, compartilhar e co-criar conteúdos dando voz ativa à audiência e aos consumidores.” resume o presidente da Associação, Rodrigo Arnaut, ao falar da importância da transmídia no cenário atual.

Brasília entra oficialmente no circuito, conectando com tendências mundiais de novos modelos de negócio onde a criatividade é uma das principais bases. “O intuito é ampliar a visibilidade de quem faz o diferencial na cidade com projetos de qualidade que dialoguem com o conceito Transmidia”, comenta Ana Arruda, produtora da cidade e organizadora local do evento.

Quem faz o Transmedia Week Brasília

Realização: EraTransmidia e Transmedia Week

Organização: Sétima Produções Culturais

Apoio: Co-Piloto, APP/DF – Associação dos Profissionais de Propaganda e Vento Bravo Comunicação

Mais informações:

Coordenação local do evento

Ana Arruda

ana@setimacinema.com.br

 

A Associação Era Transmídia, como apoiador e colaborador oficial da TransmediaWeek, está fomentando a auto-organização destes eventos, abertos e gratuitos, por coletivos de profissionais inovadores nas áreas de comunicação e tecnologia, pelo Brasil, através da rede colaborativa da Associação. (http://www.eratransmidia.com/?page_id=4)

A EraTransmidia como um apoiador oficial do movimento TransmediaWeek, irá fazer uma ampla cobertura de todos os eventos pelas redes sociais. O TransmediaWeek é uma ação global idealizada por Carlos Scolari (Espanha).

 

TRANSMEDIA WEEK BRASÍLIA

Em Brasília, o Transmedia Week terá como eixo temático: Cultura, Comunicação e Tecnologia, contando com convidados da cena local apresentando projetos que fazem parte do universo transmídia.

Haverá boas vindas e breve apresentação do conceito de Transmedia, tendo na sequência apresentações de projetos da cidade, com bate-papo entre os presentes no evento, havendo espaço para apresentação de demais projetos e compartilhamento de experiências.

* Ana Arruda – Festival Curta Brasília e InterAnima: cinema, tecnologia e interatividade

* Fabrício Ofuji - Games e Comunicação: Desvendando o Potencial Midiático dos Jogos Digitais

* Filipe Gontijo - Brasília 360: realidade aumentada, experiência imersiva

* Gabriela Bilá - Teleport City + Novo Guia de Brasília: entre o real e o virtual

Bios:

Ana Arruda – Festival Curta Brasília e InterAnima: cinema, tecnologia e interatividade

Produtora, programadora e curadora de mais de 50 mostras e eventos de cinema, é coordenadora do Festival Curta Brasília e sócia-diretora da Sétima Produções, empresa especializada em projetos que unem cinema a outras artes por meio de ações interativas com o público em narrativas transmídia.

O 4º Festival Curta Brasília acontece no Cine Brasília  e conta, além da mostra competitiva nacional de curtas e de videoclipes, mostras internacionais, mostra infantil, oficinas, debates, intervenções artísticas, Curta-Circuito em cineclubes, CineSolar itinerante (estrutura movida à energia solar), instalações interativas, dentre outras atividades.

InterAnima: cinema + tecnologia + interatividade: Festival internacional de animação de Brasília com tendências do universo transmídia e tecnologia interativa. Sessões de filmes com interatividade em seu conceito; ExpoGeek; Games; painéis sensoriais interativos, mercado criativo. Primeira edição prevista para 2016. Realização da Sétima Produções.

 

Fabrício Ofuji - Games e Comunicação: Desvendando o Potencial Midiático dos Jogos Digitais

Fabrício Ofuji é produtor cultural, integrante da banda Móveis Coloniais de Acaju, professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e consultor da Agência Circula de Rock Independente. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, Ofuji acompanha e investiga temas da cultura digital, principalmente música e games. Com a banda Móveis Coloniais de Acaju esteve em mais de 80 cidades brasileiras, além de passagens por sete outros países. Lançou três discos de estúdio (Idem, Complete e De lá até aqui), um DVD musical (Ao vivo no Auditório Ibirapuera), um filme longa-metragem (Mobília em Casa) e ganhou prêmios como Multishow, Oriláxé e Dynamite, além de indicações ao VMB da MTV e Prêmio da Música Brasileira.

Os games constituem o maior mercado da indústria do entretenimento, mais rico que o cinema hollywoodiano, inclusive. No Brasil, estima-se que movimenta cerca de US$ 3 bilhões/ano. A cada ano, conquista novos consumidores e modifica o estigma do jogador.

Em sua pesquisa, Fabrício identifica e apresenta as oportunidades geradas por este mercado, sobretudo para os profissionais da Comunicação.

Da geração de conteúdo aos espaços publicitários. Para os programadores, indica mecanismos de financiamento e arrecadação para criação de seus games.

 

Filipe Gontijo - Brasília 360: realidade aumentada, experiência imersiva

Filipe Gontijo migrou das produções de internet para o cinema em 2006, no 39o Festival de Brasília quando conquistou o prêmio do júri oficial de melhor direção em curta-metragem.

É um dos fundadores da TV Universitária de Brasília e o estilo inovador vem  desde a época da faculdade quando criou A Gruta, filme interativo que ultrapassou 400 mil espectadores em cinema, app e internet. Desde então produziu um videoclipe vertical (gibi-clipe), e hoje está à frente de um projeto que humaniza os filmes de realidade virtual: Brasília 360º

 

Gabriela Bilá - Teleport City + Novo Guia de Brasília: entre o real e o virtual

Gabriela Bílá é arquiteta, cenógrafa e designer, formada pela Universidade de Brasília. Desenvolve uma estética contemporânea em seus projetos, reflexo do período em que trabalhou no escritório holandês OMA (Office for Metropolitan Architecture) e no berlinense LAVA (Laboratory for Visionary Architecture). Para ela, a arquitetura extrapola a projetação de edifícios e cidades, indo para áreas ainda pouco exploradas da tecnologia digital e interatividade.

No Transmidia Week, Gabriela irá apresentar seus dois mais recentes trabalhos autorais, Teleport City e O Novo Guia de Brasília, fazendo um paralelo entre uma Brasília real e outra virtual.

Teleport City, a Brasília virtual, é um estudo conceitual sobre os possíveis desdobramentos de um mundo pós advento do teletransporte. O resultado dessa pesquisa é apresentado em forma de textos, colagens, quadrinhos, maquetes e protótipos diversos.

 

Ilustrando a Brasília real, O Novo Guia de Brasília, publicação em que foi  responsável pelos textos, fotografia e projeto gráfico, lança um olhar sensível para o cotidiano dos brasilienses, revelando as sutilezas ainda pouco conhecidas da cidade.

 

Quem faz o Transmedia Week Brasília

Realização

ERA TRANSMIDIA

A Associação #EraTransmidia ressalta a disseminação do conhecimento sobre multiplataformas de mídias no Brasil e no exterior, assim como a promoção do intercâmbio nacional e internacional de experiências e conhecimentos técnicos através de cursos, palestras, congressos, seminários, fóruns, conferências, debates, publicações e artigos. A Associação acredita que estamos em uma nova Era em que as pessoas estão empoderadas para curtir, interagir, compartilhar e co-criar conteúdos dando voz ativa à audiência e aos consumidores.

 

Organização

SÉTIMA PRODUÇÕES CULTURAIS (www.setimacinema.com.br)

A Sétima Produções é empresa referência em mostras e festivais de cinema como o Curta Brasília, em destaque no mercado criativo da cidade a partir da realização/produção de projetos e eventos de cinema que dialogam com outras artes e tendências do cenário cultural nacional e internacional.

 

Apoio

CO-PILOTO (http://co-piloto.me/)

O Co-Piloto é um espaço que nasceu da vontade de mudar. Mudar a forma de trabalhar e mudar as relações de trabalho. Vontade de ser o lugar onde os atores de uma nova economia, colaborativa e criativa, se sintam em casa. Um lugar para pensar e achar soluções para a nossa cidade e as pessoas que moram e passam por ela. Enfim, o Co-Piloto acredita que pode ser diferente.

 

APP/DF – Associação dos Profissionais de Propaganda (http://appbrasil.org.br/)

Após recente posse de nova diretoria da APP/DF em 01/10/15,  a Associação dos Profissionais de Propaganda do DF pretende apoiar a Transmedia Week Brasília na mobilização de profissionais da Comunicação e divulgação do evento dentre seus parceiros e associados. A APP é composta pelos mais renomados profissionais dos diversos segmentos da Indústria de Comunicação com o objetivo de qualificar o mercado de trabalho e contribuir para a discussão de práticas que assegurem sua sustentabilidade.

 

VENTO BRAVO COMUNICAÇÃO (www.ventobravo.com.br)

Agência de Comunicação sediada em Brasília,  atuante há 4 anos em novo formato, a Vento Bravo apoia o evento na divulgação. O intuito é ampliar o diálogo e formação entre profissionais da area e interessados dentro do atual contexto de novas mídias e novos formatos de negócios.

 

TRANSMEDIA WEEK BRASIL

Todos os 15 eventos no Brasil, abertos e gratuitos, estão cadastrados já na lista oficial em www.transmediaweek.org/events (clique no evento abaixo para visualizar os detalhes de cada um):

26/10 8h30 às 18h Seminário #TransmediaWeek2015 na PUC-RIO no Rio de Janeiro

26/10 9h às 11h Televisão digital e suas perspectivas transmídia (UNIFACS) em Salvador

27/10 10h Era Transmídia e projetos em Transmídia Storytelling (ESPM-Sul) em Porto Alegre

27/10 15h as 17h Transmídia – Poética e inovação em arte & tecnologia e áudiovisual (USP/ECA) em São Paulo

27/10 19h às 22h EEPA Empreendedorismo Criativo (PUC-SP) em São Paulo

27/10 19h às 22h MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) – Metodologia para desenvolvimento ágil em projetos de comunicação transmidiáticos (Casa da Cultura/Cidade Tiradentes) em São Paulo

27/10 20h às22h Audiovisual na EraTransmídia – A Internet Broadcast (Senac-Lapa) em São Paulo

28/10 19h às 20h Projetos Transmídia e novas oportunidades de empreendedorismo (PUC-SP) em São Paulo

28/10 19h às 22h MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) – Metodologia para desenvolvimento ágil em projetos de comunicação transmidiáticos (FAAP) em São Paulo

28/10 19h às 21h30 Transmediatization of the communication circuit (UFBA) em Salvador

29/10 8h às 17h Mobidata: o jornalismo transmídia com big data e dispositivos móveis (UNESP) em Baurú

29/10 14h às 16h Lançamento Livro OBITEL BRASIL “Por uma teoria de fãs da ficção televisiva” (UFSCAR) em São Carlos

29/10 19h às 20h A nova realidade da jornada do consumo transmidiático #TransmidiaWeek15 (Omelete/Vila Leopoldina) em São Paulo

31/10 Workshop: Transmídia, Jornalismo e Educação (Uni-BH) em Belo Horizonte

31/10 14h às 18h Telefone sem Fio – Absorção e Captação das Mensagens (Parque Kaz/Granja Viana) em Cotia 

 

 

 

Venue

Co-Piloto
SCLS 306, bloco A, lojas 30-34 Brasília, DF 70.353-510 Brazil
+ Google Map
Website:
co-piloto.me